top of page

ENTREVISTAS

com nossos autores

Cheiene Damázio Uggioni

Autora do livro

"Poetizando no ócio"

"Foi somente na universidade, com o incentivo de um professor, que parei de descartar meus textos."

  • Instagram

Entrevista dada em 19/07/2019

Para Jana Lourenço

Criadora e organizadora do Clube Frutificando

1. Desde quando percebeu seu gosto pela escrita?

A escrita sempre esteve presente em minha vida. Foram inúmeros os diários que escrevi desde menina. Infelizmente não os tenho, pois sempre que minha mãe descobria, ele ía parar pro lixo. Ou por iniciativa dela ou fúria minha. Eles serviram durante um longo tempo, como bons ouvintes. Mas, foi somente na universidade, com o incentivo de um professor, que parei de descartar meus textos. Hoje gosto muito deles e não me envergonho de ser lida.

2. Quando decidiu que queria publicar um livro?

Depois que participei de um concurso da Academia Criciumense de Letras em 2003, decidi que iria publicar. Mas, somente quando conheci a Comunidade Frutos da Poesia e o Clube Frutificando que tomei a decisão.

3. Como foi a sua experiência em ser a primeira autora do primeiro Clube Frutificando?

Ser a primeira autora do Clube Frutificando foi ao mesmo tempo uma honra e um desafio. Sinto-me honrada em abrir esse projeto tão lindo. Mas não posso deixar de falar dos desafios diários, como a difícil escolha da capa e, dos convites rejeitados para fazer o prefácio. Contudo, as expectativas foram superadas e os sonhos realizados, e é isso que importa.

4. Conte-nos uma mania sua.

Essa é difícil de responder. Não sei se chega a ser uma mania, mas eu gosto da rotina, de fazer as coisas do mesmo jeito. Então, se algo está diferente, fora da rotina, já começo a imaginar mil situações.

5. Qual sua escritora preferida?

Sou apaixonada pela Cora Coralina, pela maneira como ela coloca as palavras, pela simplicidade ao vestir, a maneira como posava para os retratos, sua casa e sua cidade. Aliás, o lugar mais lindo, acolhedor e doce que já visitei foi Cidade de Goiás.

6. Você tem alguma inspiração maior para escrever?

Me inspiram as coisas inesperadas, aquela folha que voa no para-brisas, aquela pessoa que atravessa correndo a rua, um trovão assustador, o dinheiro que não chega ao fim do mês, a tristeza nos olhos de uma criança ou o sorriso de quem acaba de ganhar um doce.

7. Pretende escrever mais livros?

Claro que sim! Começar foi mais difícil, agora que já apertei o "play", não quero mais "pause". O próximo livro (pelo segundo clube Frutificando), quero dedicar para as crianças. Um livro inteirinho de poesias que podem ser lidas por adultos e, especialmente, por crianças. Quero que ele sirva de inspiração também para minhas colegas professoras.

8. Conte-nos o que achou do livro "Por alguns minutos" da Laura.

Eita menina para escrever poesia de sofrência! Tiveram poemas que li cantando de tão gostoso. "Por alguns minutos" a minha única vontade foi de pegar Laura no colo e lhe dar atenção e carinho, e dizer à ela que eu também acredito no amor. Me identifiquei demais.

9. Qual sua comida preferida?

Apesar de manter uma dieta saudável, uma alimentação equilibrada e de evitar alimentos prontos e industrializados, confesso que sou louca por pizza. Ah, como eu amo pizza!

10. O que não mudou na menina Cheiene com o passar dos anos?

É difícil dizer o que não mudou, quando me olho no espelho, vejo mudanças diárias. Quando acesso as memórias, lembro do que eu era. Talvez a capacidade de acreditar no amor seja a única que diretamente não tenha mudado.

11. O que você gosta de fazer nas horas de ócio, além de escrever?

Gosto de cozinhar, fazer crochê e cuidar do meu jardim. Você acredita? Também sou vaidosa e perco horas me agradando. No meu insta não faltam fotos da minha rotina.

12. Qual escritor/escritora do Instagram que ainda não tem livro, mas que você certamente compraria se tivesse?

@ventiladorverdades do querido e criativo Fernando.

Obrigada, flor! Amei te conhecer um pouco mais, Você é muito importante pra nós.

Quem quiser adquiri o exemplar de "Poetizando no ócio", está a venda em nossa lojinha virtual ou com a própria autora em seu perfil no Instagram.

@poetizando.no.ocio

bottom of page