O livro Poesia de beira de BR, de Hugo Maciel, autor pernambucano, conta com 36 contos e poesias autorais que remetem à fluidez da existência do ser, seja no cotidiano da cidade, seja na individualidade. As ruas, ambulantes, amores, vizinhos, familiares se encontram no livro de Hugo Maciel, como uma homenagem ao Recife e a resistência pernambucana.
Os contos retratam a rotina da cidade, dos trabalhadores e do cotidiano, trazendo a poesia em cada canto. As histórias se não são reais, tem muita similaridade com as histórias de brasileiros e brasileiras. O peso do mundo e as desigualdades do capitalismo, a desumanização do racismo estrutural e do machismo, como os contos No coração da Agamenon (ele) e No coração da Agamenon (ela), contos que se encontram e desencontram.
As poesias podem ser pausas de alívio entre um conto e outro. Podem. Nem sempre são. O autor circula entre poéticas de leveza e amor, como Carnaval e Que seja mar, para o grito de denúncia e o corte da realidade dura, como em Ódio. Deus também está presente, diferente daquele que encontramos nas religiões, é um deus questionado, como em O céu está em depressão e Apostasia.
A literatura de Hugo Maciel tem muita existência pessoal, não necessariamente o que o próprio autor vivenciou, mas totalmente o que ele viu da janela do ônibus. Como água, o autor flui da janela do ônibus para tocar a vida dos moradores da capital Pernambucana e desaguar nas páginas deste livro.
Edição geral: Rones Farias Filho
Coordenação e Diagramação: Janaína Lourenço
Capa: Fernando Silva
Revisão: Aderilson Fonseca
71 páginas
Papel Pólen 80g/m2
Brochura A5
top of page
R$19,90Preço
bottom of page