Por Manoel Roberto de Lima, para a coluna As Letras do Poeta Amazônico. 16/08/2021
A poesia é sentimento, sensação no bailar das letras constituintes do poema. Este fenômeno profundo, consome, arrebata, encanta o coração do leitor. O texto poético chega aos olhos como terremoto, balançando docemente o amor; desmoronando a saudade; derrubando a sensibilidade. Toda essa magnitude, fez-me pensar em escrever sobre como a epifania da inspiração toca alma do poeta, sobre versar. Falarei sobre a minha experiência criadora, mostrando os detalhes do meu eu poeta.
O compor poema é uma mistura do singelo com o complexo, entre o ver e o sentir, algo vem e acaricia o fundo do eu, chama a inspiração sutilmente para seu ofício, o poeta pega o papel e caneta. É uma inquietação com mundo, refazendo o real, não aceitando o meu ambiente. Os medos, as alegrias, as tristezas, saltitam sobre meu pensar, me sufocando, causando o derramar de palavras.
Não existe lugar, a poesia grita sem esperar, surge do nada, obriga o ser com seu dom a poetizar. Por vezes, estive caminhando, lavando louça, passeando, conversando, quando uma ideia toma a cabeça, e não passa enquanto não transfigurar-se em sílabas.
Em mim, sinto a poesia como algo raro. O texto poético é muito mais que letras, ultrapassa a junção de palavras. O poema é uma fotografia estética e sensível do sentir, das lembranças, da contemplação de alguém estranho. Sim, estranho, os poetas e poetisas fogem do comum, estes carregam os sentimentos do mundo, como disse Drummond.
Manoel Roberto: Poeta e professor de História em formação, natural de Pauini – Amazonas. Publicou poemas em quatro antologias. Foi campeão dois anos seguidos do Concurso de Poesia da Feira do Livro, organizado pela Biblioteca Municipal de Tefé, em 2018 e 2019. É um amante da natureza, filho das águas barrentas e vivas do Rio Purus. Divulga sua arte através do Instagram, no perfil @poeta_manoel.
Aproveite para apoiar a literatura, compre quaisquer produtos em nosso site www.frutosdapoesia.com, utilize o cupom promocional COLUNISTAMANOEL10 e garanta 10% de desconto. Apoie a literatura nacional e nossos colunistas.
Commentaires