top of page

Homenagem a Patricio de Albuquerque Vieira


No dia 8 de maio de 2024, à tarde, recebemos uma mensagem pelo Instagram, de um escritor perguntando como ele poderia enviar seu livro de minicontos para receber um orçamento. Respondemos no dia seguinte, pela manhã, assim que vimos a mensagem, informando a maneira correta para isso. No mesmo dia, por volta das 12h, chegou-nos um e-mail remetido por um escritor de João Pessoa/PB. O e-mail continha seus dados pessoais, o título do livro, "A cor que lhe restou", e anexava um arquivo para análise, conforme solicitamos. O assunto era "Orçamento".

A primeira impressão que tive, como responsável por receber os originais para análise, foi a grata surpresa em ler a abreviatura da palavra "atenciosamente" escrita da forma correta. Algo raro de se ver. Foi até comentado entre nós, equipe de análise, tamanha raridade. Segue imagem para que, os que apreciam a boa escrita, vejam a beleza desse "simples" detalhe que faz toda a diferença. Ali, já percebi que não se tratava de qualquer escritor, era um dos que gostavam das palavras.

Print 1: recorte do e-mail original
Print 1: recorte do e-mail original

Outra coisa boa, foi o gênero (ou subgênero) escolhido: minicontos. Até então não tínhamos nem um livro assim em nosso portfólio. Já seria algo muito interessante a se produzir.

O arquivo contava com 62 páginas. O autor usou o formato paisagem (página na horizontal) de uma página A4, dividida na metade, para dispor os textos, um em cada parte. O título estava na cor roxa.

Bom, a partir daí meus olhos foram felizes e tristes ao mesmo tempo. Enquanto me encantava com a escrita perfeita de Patricio, dava-me conta da temática abordada, do que se tratava a cor roxa que ele utilizou e mencionou no título. Já no segundo texto fui quebrada ao meio com apenas duas linhas. Vejam vocês mesmos o peso do que estou tentando descrever:

Print 2: recorte do arquivo original.
Print 2: recorte do arquivo original.

A leitura foi ininterrupta, consumi o livro em alguns minutos, e tive a certeza de estar diante de uma obra inigualável. O mesmo aconteceu com a equipe. Todos fomos impactados com o dom, delicadeza, força e escolhas de Patricio. Ali também tivemos a concretização do seu amor pelas palavras, percebido desde o início, ao lermos sua minibiografia.


Print 3: recorte do arquivo original.
Print 3: recorte do arquivo original.

Ficamos felizes em termos sido escolhidos para levar ao mundo esse livro.

No dia 10 de maio, retornei o e-mail após a análise.


Print 4: recorte do e-mail original
Print 4: recorte do e-mail original

Ficamos muito animados por estarmos em época de convites para publicações sem custos. Esse livro, apesar de o autor estar disposto a pagar, pois nos contatou para orçamento, merecia ser publicado sem custos. Poucos minutos depois, ele nos respondeu dizendo estar feliz pelo convite, e ali começou nossa parceria.

Começamos a cuidar da capa, pensar na diagramação, conversamos bastante sobre as fotos que ele queria incluir, foi um vaivém de pedidos, ajustes, detalhes, inclusive, ele nos corrigiu em relação ao seu nome ser sem acento, apenas Patricio (pode-se ver no Print 4, que eu utilizava acento, até ele me corrigir). A capa foi uma aventura à parte, começando por uma foto dele que ele nos enviou para a orelha do livro, que tinha a palavra "Eita" bem grande no centro da camiseta. Nos divertimos editando. Ele gostou já de início da nossa primeira proposta, só ficamos um tempo no ajuste da cor, ele queria roxo, bem roxo, e demorou algumas idas e vindas de arquivos até aprovar a cor final.

No dia 13 de junho de 2024, o livro foi registrado, recebeu seu ISBN e logo foi lançado para o mundo. Foi um dos livros que mais tivemos retorno dos compradores e amigos, com marcações em postagens e storys. Sabíamos que seria muito bem aceito pelos leitores da boa escrita.

Em 22 de julho de 2024, recebemos um novo arquivo de Patricio para análise, dessa vez seria um livro-tese, com 194 páginas originais. Mais uma aula de boa escrita, conhecimento, estudos e entrega ao que se propunha a fazer. Para esse foi enviada uma proposta de orçamento, a qual foi prontamente aceita. Logo começamos os serviços editoriais. A capa, dessa vez, tivemos um vaivém maior de ideias e arquivos. Os primeiros projetos não estavam muito de acordo com o que ele pensava, na verdade, ele não tinha muita certeza do que queria e fomos pensando juntos na disposição dos elementos, cores, título, subtítulo... Até que ele aprovou um novo arquivo que mandamos, que, para nós, encaixou perfeitamente com a temática.

Em meio às tratativas desse segundo livro, no dia 30 de agosto de 2024, Patricio nos informou que nos enviaria um terceiro livro, mais um de minicontos. Estávamos ansiosos por ele.

Já com o livro-tese pronto, precisávamos apenas da última conferência do autor para liberar a impressão, e ele nos retornou em setembro informando que estava em viagem, e que em outubro faria a revisão. Aguardamos, sem problemas.

Mas o retorno só veio em 10 de janeiro de 2025, quando Patricio nos informou que adoeceu, mas que ainda naquele mês faria a revisão final do livro-tese e logo enviaria o novo livro de minicontos.

Esse foi seu último contato com a gente.

Em 18 de fevereiro de 2025, Patrícia Rosas, sua amiga, entrou em contato conosco informando do seu falecimento, ocorrido no dia 16 de fevereiro de 2025, por insuficiência respiratória. Que tristeza!

Patricio partiu novo, cheio de planos e histórias. Patricio levou consigo o amor e o dom por cuidar bem das palavras. Uma perda sem dimensões. Entendemos que é nosso dever, como amantes da leitura, continuarmos a eternizá-lo pelo mundo com suas obras. Patrícia Rosas ficará responsável pelas publicações dos livros em andamento, e, em breve, apresentaremos a todos.

Não o conhecíamos como pessoa próxima, como amigo, apenas como profissional, o que já nos encantou sobremaneira, e deixamos aqui nosso mais sincero pesar à família, amigos, conhecidos, alunos e leitores. Que ele sempre esteja no coração de vocês, assim como estará nos nossos. Que Deus conforte a todos.


"Não, hoje o Sol não brilhou. O cinza se alastrou.

Por dentro, todos os céus escureceram."

Patricio de Albuquerque Vieira



 

Singela homenagem da Editora Frutificando




 

Rio de Janeiro/RJ. Por Janaína Lourenço, 27 de março de 2025




 
 
 

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Natalia
Mar 27
Rated 5 out of 5 stars.

Parabéns a editora! 👏👏

Tivemos a honra de ouvir dele propriamente sobre a edição do livro e a alegria era nítida em seu rosto, assim podemos partilhar juntamente com ele em sala de aula. Patricio foi e sempre será um ser que nos proporcionou aprendizados imensuráveis, seu amor pelo que fazia era explícito em cada gesto e dedicação. Saudades foi o que nos restou e as lembranças incríveis. A nossa estrelinha da Literatura hoje brilha eternamente! 🌟🖤

Like
14.png

©2018 - 2025 Editora Frutificando - Edição, publicação e venda de livros

CNPJ 38.155.042/0001-74 | Estrada dos Bandeirantes, 27238 | Vargem Grande | Rio de Janeiro -RJ | Brasil.

​Todos os livros têm frete enviado por registro módico, via Correios.

O prazo de envio (postagem) é de 15 (quinze) dias úteis, quando o livro já saiu da pré-venda. Enviamos para qualquer CEP no Brasil. Livros que não temos no estoque, terão acrescentados em seu tempo de envio mais 10 (dez) dias úteis, para que possam ser impressos. Não enviamos encomendas para fora do Brasil.

 

Site criado com muito ♥ pela designer editorial @jana.l.o.u

"Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando." Jeremias 29:11

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h

Selo6_30Dias_0.75x.png
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page