top of page
Foto do escritorMartins Silva

Resenha do livro "Des(amores), efêmeras dores e algumas flores"

Por Martins Silva, resenhista da Editora Frutificando Livros - 20/08/2021




Sinopse

De poesia limpa e clara, que coloca o leitor para mergulhar em seus (uni)versos. (Des)amores, efêmeras dores e algumas flores faz com que quem o leia mergulhe na alma de quem o escreveu, fazendo por vezes o peito doer com alguns versos, nos dando balões em outros para que a gente possa se sentir mais leve.

Um texto ou outro me lembrou um cordel, uma carta do Caio Fernando Abreu... A autora realmente se despiu, sem nenhum pudor, nesse livro, expondo o óbvio já entregue no título, só que de maneira bem imersiva.


Resenha

Esta obra faz a gente imergir em lembranças, gestos, jeitos de algo que nos lembram alguém. Nos dando uma facada a cada verso, por nos fazer lembrar de alguma decepção passada, de algum romance que esperávamos muito, mas que acabou sendo infrutífero, por vezes também fazendo a gente levitar entre as nuvens com versos mais leves.

Deixo aqui o meu adendo de que a autora cumpriu bem o seu papel, de fazer um livro cuja a única pretensão é quase não ter pretensões grandiosas além do óbvio, este não é um livro que vai te prender em textos longos, diálogos elaborados e ganchos para próximos textos... Mas que você pode simplesmente escolher ler um dos textos por dia.

O livro brilha demais, ao meu ver, no quesito da licença poética muito bem usada, isso fez com que eu tivesse uma imersão profunda em cada verso, que de fato pudesse me ver em cada uma das situações.

Pra mim, o livro só pecou em um único ponto, deveria ter uma arte específica para cada texto, para que o leitor pudesse ter uma jornada visual além da literária. As artes aqui são poucas, mas nenhuma deixa a desejar, muito pelo contrário, deixa quem lê esperando a próxima, e instigado a saber qual texto a acompanha.

No final, o livro não tem contras, só tem pontos positivos, é um dos melhores que já li, até porque eu gosto desse cunho poético literário, do eu lírico que foi muito bem explorado aqui também. Mexendo demais com o leitor, trazendo lembranças que a gente nem lembrava mais.

O li mais de três vezes... A primeira foi só pela jornada literária, a segunda pra análise mais crítica, e a terceira pra fazer uma playlist para acompanhar a leitura desse livro, que vai ao fim dessa resenha.

É um presente meu para a autora, para todos que comprarem e quiserem uma experiência ainda mais imersiva.


Clique AQUI para ter acesso à playlist.

 

⭐⭐⭐⭐⭐

Dou cinco estrelas pela ousadia de se despir desta forma, pelo bom uso da licença poética e do eu lírico, pela arte, e pelo trem de sentimentos passando por cima da gente durante a leitura.

 

MARTINS SILVA

Resenhista Frutificando

Cupom: RESENHAMARTINS10

Utilize meu cupom promocional e garanta 10% de desconto.



79 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Martins Silva
Martins Silva
21 de ago. de 2021

Obrigado Jana.🥺❤️

Curtir

ynaciasousa
20 de ago. de 2021

Eu gostaria de parabenizar essa resenha.

Primeiramente por despertar a vontade de ler esse livro, com certeza deve ser uma experiência única.

Segundo, pela simplicidade e empenho notável na resenha. Ansiosa pela próxima!

Curtir
Martins Silva
Martins Silva
21 de ago. de 2021
Respondendo a

Obrigado coisa linda.❤️🥺

Curtir

Janaína Lourenço
Janaína Lourenço
20 de ago. de 2021

Amo esse livro da Manu. Tive a honra de cuidar dos detalhes, escolha das imagens e me senti exatamente como o Martins descreveu, um caminhão de sensações e lembranças que nos atropela a cada página. Amei a resenha, Martins. 💚

Curtir
bottom of page