top of page

Resenha do livro "Nada Além da Existência", Pedro Henrique de Jesus

Por Martins Silva, resenhista da Editora Frutificando Livros - 08/09/2021



SINOPSE


Acredito que todo artista, cantor, músico, escritor... carrega coragem de sobra no peito, por se despir e expor isso ao mundo em forma de arte. Nada Além da Existência é um ato de coragem, com dores profundas de um coração partido há muito tempo, seja por amor, amizades que se foram, momentos dos quais não é possível regressar até eles. A obra conta histórias pessoais do próprio autor, cuja escrita lembra muito, mas muito mesmo a de Caio Fernando Abreu. Passando por tardezinhas tranquilas à madrugadas de boemia, cada texto faz você enxergar da ótica de quem o escreveu, isso te faz vivenciar momentos de perdas amorosas...


RESENHA


Nada Além da Existência é um livro bastante interessante por sua escrita, sua liberdade e pela imersão que faz com que o leitor veja tudo da ótica do autor, o que é muito bom.

O livro tem quatro capítulos, que aqui eu chamarei de quatro atos. Então, como diria Jack, O Estripador... Vamos por partes (senti saudade de falar isso.😅).

O primeiro ato desta obra contém nove textos, nos quais fala sobre o seu relacionamento amoroso, de sua incapacidade em não notar certas coisas, não demonstrar outras, quando deveria. E o interessante aqui, é que de fato a gente se vê nisso, sabe? Depois que tudo se vai, a gente passa a notar esses momentos que passaram, onde poderíamos ter sido mais e não fomos. Mas o autor não fala somente disto, fala da pós-perda também e principalmente da sua "superação". (Quem quiser saber o porquê da palavra estar entre aspas, sugiro que compre o livro para descobrir.👀)

O segundo ato fala do mistério e misticismo que existe em cada um de nós, contendo quatro textos muito bem escritos e de linguagem simples. Creio que depois dos acontecimentos do primeiro ato, o autor apenas se deixou ser cativado por coisas novas e até mesmo hediondas, e eu particularmente acho bem legal isso, sabe? Se deixar ser esponja pra absorver coisas diferentes, para transmitir elas adiante.

No terceiro ato, ele sana uma dúvida que fica após o final do segundo ato, que ao meu ver foi a seguinte "ele realmente superou mesmo aquele amor?" Sim, deixa essa dúvida, e é legal ver ele abordar meio que indiretamente isso aqui, contendo quatro textos falando sobre a melancolia de ser, das dificuldades nas despedidas, em suas noites de boemia, nos fazendo achar que tudo isso pode acabar com alguém, sendo que, aqui, a única intenção é ficar bem.

O quarto e último ato é uma resposta aos três primeiros atos. O autor para de nos bater, nos abraça, senta com a gente e fala um pouco de arte e amor-próprio. Você já deve achar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, né? Eu também achava isso até ler este último ato. Apesar de ser o último ato, contar com seis textos muito bons, ele não deixa o fim do livro com um ar de despedida. Na verdade, deixa com uma dúvida: será que vai ter continuação?

 

⭐⭐⭐⭐⭐

Vale demais cinco estrelas. Houve um excelente uso do eu lírico, da liberdade poética, sendo profundo mas ainda assim contendo uma linguagem mais simples. Recomendo muito!

 

MARTINS SILVA

Resenhista Frutificando

Cupom: RESENHAMARTINS10

Utilize meu cupom promocional e garanta 10% de desconto.





58 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
ynaciasousa
Sep 08, 2021

Deu para sentir a conexão da leitura. 👏👏👏👏

Like

Janaína Lourenço
Janaína Lourenço
Sep 08, 2021

Adoro esse livro e amei a resenha, Martins. Pedro tem uma intensidade filosófica muito forte, que misturada à poesia faz com que não queiramos parar de ler. Recomendo muito tbm. Adoro suas resenhas, Martins. Queria de todos os livros kkkk

Like
ynaciasousa
Sep 08, 2021
Replying to

Mandou bem!

👏👏👏 Parabéns pela resenha.

Like
bottom of page