Resenha do livro "Uma história no quintal"
- Kamilla Simonelly

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Por Kamilla Simonelly, 20 de fevereiro de 2026.

Sinopse
“A infância floresce quando encontra espaço para sonhar e criar. No quintal de Melina, cada detalhe da natureza se transforma em descoberta, amizade e encanto. É no brilho de um olhar curioso que surgem conversas, memórias e vínculos que aproximam gerações. Aqui, mãe e filha se encontram em traços, tecendo juntas um legado de afeto. Entre cores, sons e pequenas criaturas, esta narrativa planta sementes que crescem em sonhos e florescem em um futuro guiado pela natureza.” Pediatra Dra. Denise Lellis
ISBN: 978-65-6045-146-9
Autora: Carolina Tieghe
Design editorial e dição: Janaína Lourenço
Direção de produção e edição: Rones Farias Filho
Gênero: infantil
Resenha
O livro “Uma história no quintal”, da autora Carolina Tieghe, é um conto maravilhoso que se passa em um espaço muito especial: o quintal. Quem teve a oportunidade de vivenciar a infância no quintal da casa da avó sabe o quanto esse ambiente é mágico.
A história é envolvente e gira em torno da garotinha Melina, que, ao visitar a casa da avó, se diverte e cria experiências riquíssimas no quintal. Deitada no chão, sentindo a grama em seu corpo, a menina observa o ambiente com curiosidade. Em meio às suas descobertas, Melina encontra um formigueiro e passa a acompanhar o trabalho incansável das formigas. Sua atenção, porém, vai além: a garota observa cada pequeno ser do jardim, conhecendo a joaninha Bete, a abelha Mel e o gafanhoto Otto.
De modo geral, a narrativa é criativa e repleta de fantasia. A experiência vivida por Melina no quintal da avó é apresentada de forma lúdica, evidenciando como as crianças podem aprender e explorar o mundo brincando. A autora faz uso de uma linguagem simples, sensível e afetiva.
Em comparação a outras literaturas do mesmo gênero, “Uma história no quintal” torna-se especial por valorizar o ambiente familiar e cotidiano, utilizando o quintal como um lugar de liberdade, propício para o despertar da imaginação, em uma narrativa curta, delicada e significativa.

Kamilla Simonelly é natural de Campina Grande (PB), mãe de três filhos e apaixonada pelo universo da infância. Pedagoga por formação, é especialista em psicopedagogia, supervisão e orientação escolar e atua com dedicação na educação básica, onde encontra inspiração diária para criar histórias que encantam e ensinam.
Utilize o cupom com 10% de desconto, garanta já sua leitura e apoie a literatura nacional: KAMILLAFRUTIFICANDO




Esse livro é de uma delicadeza, de um bom gosto, de uma sensibilidade únicos. Carolina se entregou lindamente na escrita dessa obra. Parabéns pela resenha, Kamilla. Amei!