Resenha do livro "Entre Sombras e Luz: a jornada de ver e rever o mundo "
- Jonatas Perote
- há 44 minutos
- 3 min de leitura
Por Jonatas Perote, 17 de fevereiro de 2026.

Sinopse
Se você está em sofrimento, se você está indeciso, se você está em busca de orientação existencial, ou se simplesmente gosta de histórias verídicas de superação, então, permita-me que lhe dê a mão e lhe mostre um tapete com 53 anos de tecelagem.
ISBN: 978-65-6045-165-0
Autor: Victor de Moura
Design Editorial e Edição: Janaína Lourenço
Direção de produção e Edição: Rones Farias Filho
Gênero: Autobiografia
Resenha
O que nos torna seres humanos talvez seja que, ao longo de nossa existência, os momentos de alegria, tristeza e melancolia tomem, cada um a seu momento, e às vezes todos ao mesmo tempo, o controle de nossa vida, sobretudo quando esses sentimentos que ocorreram fizeram parte da infância. Somos capazes de reviver as lembranças, sentir cheiros há muito abandonados, o rosto da primeira professora, os pais agarrando nossas pequenas mãos, o cheiro do bolo na casa da avó, os dias de chuvas...
Lembramo-nos também, e com maior frequência, dos momentos ruins, das experiências negativas que fomos acumulando e que, de certa forma, moldaram os anos seguintes. A partir disso, alguns de nós permaneceram inócuos frente aos problemas, incapazes de enfrentá-los; outros tornaram-se explosivos, sem tempo para o raciocínio, o que os leva a uma série de más decisões; e há ainda aqueles cuja retração extrema, tornou-se fonte de medo.
Na autobiografia Entre Sombras e Luz: a jornada de ver e rever o mundo, trazida a público pela Editora Frutificando, Victor de Moura, português de nascimento, e que por isso mesmo, traz uma experiência de leitura a que não estamos habituados, mas que é facilmente superada por conta da narrativa, nos revela uma caminhada difícil desde os anos mais primazes da existência.
Sua história de vida não difere da de muitos brasileiros, submetidos à dura realidade de ajudarem a produzir o próprio sustento e o da família. Nossa visão de infância europeia, tão bem robustecida pela indústria cinematográfica, fecha nossos olhos para a exploração do trabalho infantil e dos castigos físicos que ocorrem no velho continente. Acreditamos que todas as crianças brinquem no rigoroso inverno de algumas regiões ou estejam olhando o Mar Mediterrâneo enquanto comem pizzas. No entanto, elas estão na corrida pela sobrevivência.
Victor de Moura teve sua história completamente modificada após o acidente que quase ceifou sua vida. É possível acompanhar todo o sofrimento, as idas aos hospitais, as dores, decepções, procedimentos cirúrgicos falhando e ainda assim, buscando forças, ele segue a vida estudando, trabalhando e ajudando as pessoas. Longe de ser colocar como vítima em sua própria história e choramingar, nosso personagem enfrentou os reveses ocorridos com força, determinação e fé interior insuperáveis.
Dessa forma, Entre Sombras e Luz não é apenas um relato autobiográfico simples, mas o convite para a reflexão das marcas que permaneceram, tanto físicas quanto psicológicas, na infância. Victor de Moura, nos mostra que apesar do inevitável sofrimento, comprovado por fotos ao longo do livro, isso nunca significou o ponto final de sua história. Hoje ele está com 53 anos, vive no Brasil, casou-se e continua a ajudar outras pessoas através de seu testemunho e de seu trabalho.

Jonatas Perote é poeta, professor e habita o espaço entre o silêncio e o papel. Formado em Filosofia, encontra na escrita um modo de expurgo e resistência. Cada palavra, para ele, é uma tentativa de aliviar o peso do que não se diz — ainda que o vazio sempre retorne mais denso. Compartilha sua literatura no Instagram (@jonatasperote), onde lirismo, dor e contemplação existencial se entrelaçam. Tem obras publicadas pela Editora Frutificando, onde também assina esta coluna. Autor de "O Sopro do Vento e outras Poesias".
Utilize seu cupom com 10% de desconto, garanta já sua leitura e apoie a literatura nacional: JONATASFRUTIFICANDO


