top of page

A língua que não comunica

Por José Aerton, para a coluna Por Linhas Tortas - 03/09/2021


ree

Estranho e paradoxal é o tratamento que certos grupos sociais e profissionais dão à língua. Apesar de sua função clássica e sagrada de comunicar, usam-na exatamente com finalidade inversa. Não raro, ela usada para não comunicar, desinformar, formar ignorantes, criar barreiras elitistas e segregacionistas. Depois de ser inventada a cerca de 50 mil anos - segundo alguns pesquisadores- e facilitar a comunicação entre os homens, a linguagem oral e depois em associação com a escrita, ganhou poder bélico e capacidade de “desglobalizar” o mundo.

Inicialmente, o poderio bélico da linguagem não diz que ela dispara tiros de morteiros ou fuzis modernos, mas que ela vai, concomitante às ações dos déspotas e ditadores, servir como instrumento de dominação de um povo sobre outro. Uma vez imposta a uma sociedade, essa se enfraquece perdendo identidade linguística, um dos pilares de sua independência como povo. Em “1984”, o romance distópico de George Orwell, o regime impõe ao povo um novo idioma. A partir desse, as palavras ganham novos significados e ganham o status de serem algo que passa a desinformar, tornando-se veículo de disseminação das novas verdades pregadas.

Análoga à ficção distópica de Orwell, o poder de comunicação da linguagem escrita e falada é amplamente usado para desinformar, criar pós-verdades e confundir a opinião pública. São criadas narrativas falsas com as quais se distorce fatos históricos e se cria novos completamente oblíquos àqueles. Estão aí as fake news a pleno vapor corroborando essa teoria, amplamente apoiadas por governantes e suas narrativas descontruídas daquilo que formou a história de nosso povo, para citar o Brasil como exemplo.

Ademais, as barreiras linguísticas criadas por classes profissionais, grupos sociais e pela academia também atuam como catalizadores para a promoção da não comunicação, esse paradoxo triste amplamente usado com a linguagem. Os muros levantados pelas práticas de usar a linguagem de uma forma que apenas os pares daquele extrato possam acessar é um desserviço a qualquer sociedade por ser ato segregacionista, separatista, preconceituoso e desumano em muitos casos. Advogados com seu “juridiquês” e as produções escritas pela academia, cujos discursos apenas seus pares entendem, são exemplos da língua sendo usada para não comunicar.

Espera-se que além das barreiras naturais de entendimento dos idiomas diversos, outras possam não ser criadas. Anseia-se que a chamada era da comunicação dê cabo a qualquer tipo de discriminação e separação entre os falantes, que a linguagem continue a construir pontes e estradas, e que que não se pague pedágio algum para passar por elas.


ree

José Aerton é pernambucano, tem 49 anos e mora em Cabo Frio no Rio de Janeiro. Marido, pai e avô. Pós-graduado em Letras, atua como professor de língua portuguesa e italiana. Tem três livros publicados, dois deles de redação para o Enem e um de poesias e crônicas, segue inspirado e apaixonado pela arte da escrita. Como alimento para essa paixão, mantém a conta @joseaerton no Instagram.


Aproveite para apoiar a literatura, compre quaisquer produtos acima de R$25,00, em nosso site www.frutosdapoesia.com, utilize o cupom promocional COLUNISTAJOSE10 e garanta 10% de desconto. Apoie a literatura nacional e nossos colunistas.



1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Pétalas de Poesia
Pétalas de Poesia
03 de set. de 2021

Sensacional!

Curtir
NOVA LOGO FRUTIFICANDO (14).png

©2018 - 2025 Editora Frutificando - Edição, publicação e venda de livros

CNPJ 50784002000174 | Estrada dos Bandeirantes, 27238 | Vargem Grande | Rio de Janeiro -RJ | Brasil.

​Todos os livros têm frete enviado por registro módico, via Correios.

O prazo de envio (postagem) é de 15 (quinze) dias úteis, quando o livro já saiu da pré-venda. Enviamos para qualquer CEP no Brasil. Livros que não temos no estoque, terão acrescentados em seu tempo de envio mais 10 (dez) dias úteis, para que possam ser impressos. Não enviamos encomendas para fora do Brasil.

 

Site criado com muito ♥ pela designer editorial @jana.l.o.u

"Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando." Jeremias 29:11

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h

Selo6_30Dias_0.75x.png
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page